A Investe Maranhão recebeu, na tarde da última terça-feira (4), uma delegação oficial da Província de Hubei, da República Popular da China, em encontro realizado no Observatório da FIEMA, em São Luís.
A recepção foi conduzida pela Agência de Desenvolvimento representando o Governo do Estado do Maranhão, com o objetivo de fortalecer as relações institucionais e ampliar as possibilidades de cooperação bilateral, dando continuidade ao diálogo iniciado em 2017.
Na condição de instituição anfitriã e interlocutora oficial da visita, a Investe Maranhão coordenou a agenda bilateral e promoveu a integração entre a comitiva chinesa e os representantes estaduais. O ponto alto do encontro foi a assinatura da Carta de Conforto, documento que simboliza confiança mútua e apoio institucional entre as partes, reafirmando o interesse comum em aprofundar parcerias nas áreas econômica, educacional, tecnológica e cultural.
Durante a reunião, a delegação chinesa manifestou interesse em conhecer iniciativas estratégicas desenvolvidas no Maranhão, com destaque para projetos na área da educação, especialmente ações voltadas à tecnologia e à robótica do IEMA e o programa Tô Conectado, além de políticas públicas para a agricultura, como o programa Tempo de Semear e a cadeia produtiva do babaçu.
Também foram apresentados os potenciais turísticos do estado, como os Lençóis Maranhenses e a Chapada das Mesas, bem como programas voltados à juventude.
A comitiva da Província de Hubei foi composta por sete representantes, entre autoridades governamentais e membros do corpo consular: Zhang Xiaomei, diretora-geral do Escritório de Assuntos Externos do Governo da Província de Hubei e presidente da Associação Popular da Província de Hubei para Amizade com o Estrangeiro; Gao Ping, chefe adjunto de divisão da Associação Popular da Província de Hubei para Amizade com o Estrangeiro; Zhou Zhou, chefe adjunto de divisão da Divisão de Assuntos das Américas e Oceania; Wang Jialing, chefe de seção da mesma divisão; Yan Chen, diretor-geral de Negócios Internacionais da Hubei Sino Carbon Asset Management Co., Ltd.; Wangke, cônsul-geral adjunto; e Jiang Zhuoling, vice-cônsul.
O encontro contou com a presença de autoridades estaduais, representantes de secretarias temáticas e integrantes da comitiva estrangeira, consolidando o papel da Investe Maranhão como ponte institucional do Estado na articulação de parcerias internacionais e na atração de novas oportunidades de cooperação para o Maranhão.
